Skip to content

Prêmio de risco: o que é e como é determinado nos investimentos?

Ao montar a sua carteira de investimentos, é interessante buscar a diversificação. Ao seguir essa estratégia, você poderá montar um portfólio equilibrado e fazer uma gestão de riscos adequada, reduzindo as suas chances de perdas e potencializando as suas possibilidades de ganhos.


Diante desse contexto, é válido conhecer um conceito relacionado à escolha dos investimentos para a sua carteira: o prêmio de risco. Você já ouviu falar sobre ele? Para entender o que ele significa, confira este conteúdo.


Ao longo do texto, você entenderá o que é prêmio de risco, como ele é determinado nos investimentos e mais!

O que significa prêmio de risco?

O prêmio de risco diz respeito a um ganho adicional que você pode obter ao assumir o risco de colocar o seu dinheiro em um investimento menos seguro, considerando a chamada taxa livre de risco.


Na prática, quanto maior for o risco de um investimento, mais alto tende a ser o seu retorno. O motivo para isso está no fato de que se você aplicar parte do seu capital em uma alternativa menos segura, precisa ter algum benefício para que ela seja atrativa, certo?


Nesse contexto, a recompensa (rentabilidade) deverá ser melhor para que faça sentido investir nela — e esse é o prêmio de risco.


Para entender esse conceito de maneira prática, acompanhe o exemplo a seguir!

Exemplo: Tesouro IPCA x debêntures

Suponha que você seja um investidor que tenha interesse em superar a inflação com os seus investimentos. Afinal, trata-se de uma forma de manter poder de compra do capital alocado com o passar do tempo.

Nesse caso, você pode investir em diferentes alternativas, como o Tesouro IPCA+. Esse é um título de dívida emitido pelo Governo Federal cuja rentabilidade é atrelada ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais uma taxa fixa.

Ou ainda, você pode destinar parte do seu dinheiro a debêntures, que também são títulos de dívida, mas emitidos por empresas privadas. Elas também podem ser ligadas ao IPCA. Porém, embora façam parte da renda fixa, essas aplicações são mais arriscadas que o título do Tesouro.

Sendo assim, se você tem dois investimentos com rentabilidades semelhantes, por que optar pela alternativa que oferece menos segurança? A justificativa é o prêmio de risco. Normalmente, as debêntures oferecem um rendimento superior em comparação com os títulos do Tesouro IPCA+.

Se você encontrar no mercado financeiro um título do Tesouro pagando, por exemplo, IPCA + 5,5% ao ano, é provável que encontre debêntures com rentabilidades maiores — como IPCA + 6,5% a.a. Essa diferença de um ponto percentual entre as alternativas é o chamado prêmio de risco.

Isso acontece porque, ao investir em debêntures, você assume um risco maior de crédito. Logo, para que a alternativa seja atrativa, ela precisa oferecer outras condições vantajosas, como a rentabilidade maior.

Como o prêmio de risco pode ser calculado?

No tópico anterior, você entendeu na prática o conceito de prêmio de risco. Mas como ele pode ser calculado? Para esse propósito, existe a seguinte fórmula:

prêmio de risco = retorno esperado – taxa livre de risco


O retorno esperado diz respeito à rentabilidade estimada do investimento para o qual você deseja destinar parte do seu dinheiro. Já a taxa livre de risco corresponde ao retorno da aplicação de baixo risco selecionado como referencial.

Geralmente, a rentabilidade do Tesouro Selic ou o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) são usados como parâmetros para esse cálculo. Isso porque os títulos do Tesouro são considerados os mais seguros do Brasil. Ainda, existem alternativas da renda fixa que contam com garantias, como a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Para facilitar a compreensão, veja um exemplo do cálculo: suponha que nos últimos 12 meses a Selic foi de 10% e você deseja investir em um fundo de ações cuja estimativa de rendimento é de 18% ao ano. Confira a conta:

  • prêmio de risco = 18% – 10%
  • prêmio de risco = 8%


No caso, o prêmio de risco em comparação com o rendimento do Tesouro Selic seria de apenas 0,5%, o que poderia não fazer sentido. Afinal, se você pode obter praticamente o mesmo retorno em uma aplicação segura, por que se arriscar em uma alternativa que pagaria apenas 0,5% a mais por ano?

Quais investimentos costumam ter um prêmio de risco maior?

Sabendo o que é e como calcular o prêmio de risco, é válido conhecer os investimentos disponíveis no mercado financeiro que costumam ser procurados por quem busca potencializar a rentabilidade. São eles:

  • ações de empresas com baixa capitalização de mercado (small caps);
  • criptomoedas;
  • fundos de crédito privado;
  • fundos imobiliários (FIIs);
  • fundos multimercados;
  • entre outros.


Entretanto, cada ativo tem características específicas, então é preciso analisar cada alternativa individualmente para identificar o prêmio de risco.

Quais cuidados tomar ao escolher investimentos com prêmio de risco alto?


Como você viu, existem diversas alternativas no mercado financeiro que costumam oferecer um prêmio de risco mais elevado. No entanto, é válido ressaltar que as decisões não devem pensar apenas nos ganhos que pode obter, já que eles exigem que você arrisque mais.


Conheça os principais pontos de atenção antes de investir em alternativas com risco mais elevado!

Considere seu perfil de investidor

perfil de investidor diz respeito ao nível de aversão ao risco que uma pessoa tem no mercado financeiro. Alguns indivíduos conseguem tolerar melhor as oscilações e possíveis quedas dos investimentos. Já outros dão preferência a aplicações mais seguras e menos voláteis.


Sendo assim, antes de escolher uma alternativa com base no seu prêmio de risco, considere o seu perfil de investidor.

Defina os seus objetivos financeiros

Outro cuidado importante que você deve tomar ao escolher investimentos com prêmio de risco alto se refere aos seus objetivos financeiros e aos seus respectivos prazos. Considere as características de cada ativo ou aplicação para entender se eles podem ajudar a realizar os seus planos.

Verifique a liquidez do investimento

Por fim, além dos dois cuidados anteriores, é essencial que você verifique a liquidez dos investimentos. Isso porque algumas alternativas são mais líquidas (mais fáceis de resgatar) do que outras.

Em geral, considerando o tripé dos investimentos — liquidez, rentabilidade e risco —, as alternativas com maior rentabilidade tendem a ser menos líquidas. Ou seja, você pode ter dificuldades para acessar o dinheiro em uma situação mais urgente.

Portanto, a partir do seu perfil e objetivos, considere a liquidez do investimento. Assim, você terá como investir o seu capital de modo a compor uma carteira mais equilibrada, conforme as suas necessidades.

O prêmio de risco é uma rentabilidade adicional, acima da taxa livre de risco, que pode ser obtida em determinados investimentos. Por isso, vale a pena considerá-lo na hora de fazer os seus aportes, a fim de facilitar a análise da relação entre risco e retorno das alternativas.

Compartilhe esse artigo:

×

Olá!
Fale diretamente no Whatsapp.

×