Um dos pilares para fazer um planejamento financeiro eficiente é o prazo das alternativas a escolher. Elas devem ser alinhadas com os objetivos, aproveitando ao máximo o potencial de cada possibilidade. Nesse contexto, é relevante ter uma estratégia de investimento de longo prazo.
Essa postura é importante para determinadas metas que exigem um horizonte estendido, além de proporcionar benefícios por conta dos efeitos do tempo. Portanto, vale a pena saber quais são os títulos e ativos que podem atender a essas características.
Quer saber mais sobre os investimentos de longo prazo e suas vantagens? Então continue a leitura para conferir!
O que são investimentos de longo prazo?
Para começar, é necessário entender o que são investimentosconsiderados de longo prazo. Eles consistem em alternativas voltadas para um horizonte de tempo prolongado, geralmente acima de 5 anos.
Nesses casos, o foco não está em conseguir lucro rápido, mas em obter retornos consistentes com a valorização do capital ao longo do tempo em que o investimento é mantido. Portanto, essas alternativas visam atender a objetivos que demandem prazos maiores, como a aposentadoria ou a independência financeira.
Quais são as vantagens de realizar investimentos de longo prazo?
Após entender mais sobre a conceituação dos investimentos de longo prazo, é o momento de conhecer os benefícios dessas alternativas. Confira nas próximas linhas!
Uma das maiores vantagens de fazer um investimento de longo prazo é a ação dos juros compostos — também conhecidos como juros sobre juros — proporcionada por essas alternativas. Trata-se da forma de cálculo que incide sobre o capital inicial adicionado dos rendimentos acumulados anteriormente.
Isso significa que, ao longo do tempo, a rentabilidade deriva não apenas da quantia original investida, mas também dos juros que já foram gerados. Logo, ocorre um crescimento exponencial do montante total.
Maior potencial de retorno
Além da ação dos juros compostos, vale considerar que o retorno desses investimentos costuma ser favorecido pelo prazo mais longo. Na renda fixa, por exemplo, muitas alternativas com data de vencimento mais distante oferecem remuneração maior para compensar a espera do investidor.
Já na renda variável, prazos alongados reduzem os efeitos da volatilidade e dão mais tempo para que empresas se consolidem no mercado. Logo, há mais chances de conquistar retornos atrativos.
Nos investimentos de longo prazo, a tendência é os tributos diminuírem devido a benefícios fiscais, como menores alíquotas de Imposto de Renda (IR) para ganhos de capital a longo prazo. Diversas alternativas utilizam a tabela regressiva de IR, que reduz o percentual cobrado com o passar do tempo.
Diluição dos riscos
Um dos pontos de atenção na hora de realizar investimentos é a volatilidade do mercado, que gera riscos à sua carteira. Essa característica é mitigada em alternativas mantidas por prazos maiores, pois os impactos das turbulências de curto prazo também tendem a ser diluídos.
Assim, um portfólio com foco em um horizonte de tempo maior costuma ser mais resiliente. Da mesma forma, as escolhas nesse caso geralmente são mais racionais, pois permitem uma avaliação cautelosa.
Por fim, uma vantagem importante dos investimentos de longo prazo é que eles ajudam a consolidar o patrimônio. Como você viu, essas alternativas podem proporcionar crescimento do seu dinheiro acumulado, aproveitando o poder dos juros compostos.
Você aprendeu também que a estabilidade diante de flutuações de curto prazo contribui com os resultados da carteira. Além disso, é relevante considerar que a possibilidade de reinvestir eventuais dividendos é um fator que impulsiona a consolidação do patrimônio.
Para obter um desempenho ainda melhor e conquistar grandes objetivos, é importante realizar aportes regulares. Assim, a consistência na estratégia permitirá gerar riqueza.
Quais são as alternativas com essa característica?
Agora que você já sabe o que são investimentos de longo prazo e quais são as vantagens de contar com eles em seu portfólio, deve conhecer algumas alternativas disponíveis no mercado.
Acompanhe!
A Previdência Privada é uma alternativa comum para quem tem foco no longo prazo. Ela está relacionada a um fundo de investimentos, que é uma modalidade coletiva. Nesse sentido, um gestor profissional compõe um portfólio e os investidores adquirem as cotas desse veículo.
O investimento na Previdência Privada é dividido em duas etapas. A primeira é a acumulação, em que o cotista pode realizar os aportes regularmente. Depois, começa a segunda fase — de resgate.
O recebimento pode ser em parcelas mensais por um período determinado, em parcelas mensais vitalícias ou todo o montante acumulado de uma só vez.
Outro exemplo de investimento que pode atender a objetivos de longo prazo são os títulos públicos. Eles são emitidos pelo Governo Federal e disponibilizados na plataforma do Tesouro Direto, mantida pelo Tesouro Nacional.
Desse modo, os títulos públicos são reconhecidos no mercado financeiro por oferecerem segurança e previsibilidade nos resultados. Como eles estão atrelados ao Estado e garantidos pelo Tesouro Nacional, os riscos de crédito são mínimos.
Já a forma de rentabilidade é conhecida no momento do aporte, assim, não há exposição à volatilidade caso você mantenha o investimento até o vencimento. Há títulos com diferentes características em relação a prazos e rentabilidade.
Ela pode ser:
● prefixada: rendendo uma taxa fixa durante todo o período;
● pós-fixada: quando estiver atrelada a um indicador de mercado;
● híbrida: combinando as duas formas anteriores.
CDBs de longo prazo
Os CDBs (certificados de depósitos bancários) são títulos de renda fixa emitidos por bancos para financiar suas operações. Assim como os títulos do Tesouro Direto, os CDBs podem ter rendimentos prefixados, pós-fixados ou híbridos.
Dessa maneira, você encontra essas aplicações com diferentes prazos, rentabilidade e liquidez. Logo, é possível investir em CDBs focados no longo prazo.
Ainda, é válido mencionar as ações como possibilidades para uma estratégia de investimentos para longos períodos. Elas são ativos de renda variável, portanto, com maior exposição à volatilidade do mercado. No entanto, como visto, em prazos maiores essas variações tendem a se diluir.
Ao adicionar esses papéis à carteira, você se torna sócio minoritário da companhia emissora, compartilhando seus resultados. Quando a escolha é feita a partir de uma análise consistente dos fundamentos das ações, é possível obter lucros pela sua valorização.
Além disso, alguns papéis podem pagar dividendos e outros proventos. Esse benefício é relevante para quem busca renda passiva ou ter um dinheiro a mais para impulsionar a carteira.
Viu só como o investimento de longo prazo pode beneficiar suas metas? Ele oferece vantagens importantes, permitindo conquistar objetivos que demandam um montante elevado. Essas alternativas são beneficiadas pelos efeitos do tempo, melhorando o desempenho do portfólio.