Diante das incertezas do cenário econômico que costumam se apresentar no início de cada ano, muitos investidores buscam estratégias eficientes para alcançar seus objetivos. Uma das mais importantes e amplamente utilizadas no mercado é o planejamento financeiro.
A abordagem permite ao investidor analisar sua situação financeira, definir suas metas e traçar um plano de ação para alcançá-las. Assim, se torna possível tomar decisões mais precisas e alinhadas com as suas preferências e necessidades.
Confira, neste artigo, como o planejamento financeiro pode fazer a diferença na sua trajetória enquanto investidor rumo aos seus objetivos em 2024 — e nos próximos anos!
O que é e como funciona o planejamento financeiro?
O planejamento financeiro consiste no processo de estabelecer e organizar metas e estratégias financeiras para indivíduos, famílias ou empresas. Ele possui diversos propósitos, como otimizar a gestão de recursos, aumentar a rentabilidade, mitigar os riscos e alcançar objetivos, entre outros.
Como você viu, esse procedimento abrange a análise da situação financeira presente, a projeção de receitas e despesas futuras, a definição de metas e planos de ação. Além disso, é necessário fazer o acompanhamento, avaliação e ajuste contínuo em busca dos resultados esperados.
Então, para elaborar um plano financeiro, é preciso começar pela organização das contas e pela análise das finanças do interessado. Depois, é necessário definir objetivos que estejam de acordo com o seu perfil, expectativas e necessidades.
Com base nessas informações, é possível estabelecer como os seus recursos devem ser administrados para conseguir alcançar as metas traçadas. Logo, o planejamento financeiro funciona como uma bússola, oferecendo uma orientação completa sobre a aplicação dos recursos.
Como o planejamento financeiro pode ajudar o investidor?
Agora que você acompanhou o conceito e o funcionamento do planejamento financeiro, é hora de entender como ele pode ajudar o investidor. Para quem investe, essa estratégia é fundamental por diferentes motivos.
Primeiramente, ela oferece controle financeiro, permitindo uma gestão eficiente dos recursos e criando uma base sólida para a economia. Isso proporciona segurança e possibilita a acumulação de recursos que podem ser destinados aos investimentos.
Ademais, o planejamento financeiro pode ser usado para potencializar os aportes periódicos. Conseguindo economizar mais recursos, é possível direcionar esse excedente aos investimentos já realizados ou a novas alternativas, otimizando o retorno da sua carteira.
Ao estabelecer uma rotina de aportes frequentes, a tendência é a rentabilidade dos seus investimentos aumentar. Afinal, entre outras possibilidades, os juros compostos que agem sobre os investimentos poderão ser potencializados.
A depender da quantidade acumulada, você ainda terá chances de alcançar a independência financeira. Trata-se de um status em que a renda obtida com os investimentos supera o seu custo de vida. Desse modo, você não dependerá mais de uma fonte de renda ativa — como um trabalho — para sobreviver.
Como fazer um bom planejamento financeiro?
Depois de conferir como o planejamento financeiro pode ajudar o investidor, falta aprender como fazer o seu para o ano que se inicia, certo? Considerando que cada pessoa possui objetivos, perfil e situação financeira distintos, não há uma fórmula padrão que se aplica a todos.
No entanto, existem alguns princípios capazes de orientar o seu planejamento financeiro. Confira!
Conheça seus ganhos e gastos
Provavelmente, você terá dificuldades em se planejar financeiramente sem conhecer o quanto de dinheiro entra e sai do seu orçamento. Nesse sentido, um dos primeiros passos para ter êxito na criação de um plano financeiro é conhecer seus ganhos e gastos.
O uso de planilhas e aplicativos de gestão financeira pode facilitar essa tarefa. Neles, anote todas as suas receitas e despesas. Dessa forma, você saberá o quanto precisa para manter o seu padrão de vida e evitar o descontrole das finanças.
Priorize o pagamento de dívidas
Antes de considerar guardar dinheiro para começar a investir, priorize o pagamento de dívidas — incluindo pendências de longo prazo, como financiamento imobiliário, por exemplo.
Normalmente, multas e juros cobrados nos débitos são maiores do que aqueles proporcionados pelos investimentos. Logo, acessar o mercado financeiro terá pouco efeito se você estiver endividado.
Para eliminar as dívidas de maneira eficiente, pague as pendências que tiverem juros maiores. Se for preciso, negocie com os credores. Assim, você poderá planejar melhor suas finanças.
Defina os seus objetivos
Estando com a sua saúde financeira em dia, será o momento de estabelecer metas que direcionem decisões e ações no mercado financeiro. Portanto, você precisará usar o seu dinheiro de maneira inteligente e com estratégica, sendo necessário traçar metas financeiras para atingir.
Existem 3 tipos de metas: curto prazo (até 1 ano), médio prazo (entre 1 e 5 anos) e longo prazo (acima de 5 anos). Cada uma delas demanda um planejamento específico, abordando o montante necessário, o rendimento esperado e o risco associado ao investimento.
Monte um orçamento
Quem deseja planejar suas finanças precisa fazer um orçamento. Ele serve para organizar o seu dinheiro entre as diferentes áreas da vida. Uma forma de fazer isso é definir um percentual específico para cada segmento.
Por exemplo, imagine separar 60% para despesas essenciais, 25% para despesas não essenciais e 15% para investimentos. Mas você pode ajustar esses valores conforme o seu estilo de vida. O importante é ter uma referência para evitar o descontrole orçamentário.
Comece a investir
Como você aprendeu, investir é uma das maneiras mais inteligentes de construir seu patrimônio. Dessa forma, é válido começar cedo, considerando que o tempo é um fator que contribui para potencializar o resultado de um investimento e diluir seus riscos.
Mas, independentemente do seu nível de conhecimento sobre o mercado, contar com o suporte de uma assessoria de investimentos pode fazer uma grande diferença na estratégia. Isso porque ela é formada por profissionais com ampla expertise sobre o mercado financeiro.
Dessa maneira, os assessores podem apresentar as alternativas de investimento que melhor se encaixam no seu perfil e objetivos. Além disso, o profissional poderá trazer informações atualizadas e confiáveis sobre o mercado, bem como responder a dúvidas que surjam no momento de investir.
Com as dicas que você aprendeu neste artigo, você tem mais chances de montar um bom planejamento financeiro para 2024. Então, não deixe de revisitar cada passo e ver como eles podem ser aplicados no seu dia a dia.